Motilal Nehru
![Motilal Nehru](https://centralnumismatica.com.br/media/magefan_blog/541px-MotilalNehru4.jpg)
Motilal Nehru
06/05/1861 – 06/02/1931
Motilal Nehru nasceu em 6 de maio de 1861, em Agra, atualmente na província de Uttar Pradesh, Índia. Ele era filho póstumo de Gangadhar Nehru, cuja família vivia há várias gerações em Delhi. Durante as revoltas de 1857 contra os britânicos, os pais de Motilal mudaram-se para Agra, mas a família perdeu todos os seus bens durante os conflitos. Seu pai faleceu em 4 de fevereiro de 1861, três meses antes de seu nascimento. A família, em dificuldades financeiras, contou com o apoio de parentes até que os irmãos mais velhos de Motilal conseguissem emprego para sustentar a casa.
Motilal passou a infância em Khetri, Jaipur. Posteriormente, mudaram-se para Allahabad, Uttar Pradesh, quando seu irmão Nandlal começou a exercer a advocacia. Em 1883, Motilal concluiu seus estudos e passou no exame que o habilitava a exercer a profissão de advogado em Kanpur. Com a morte de Nandlal, em 1887, ele se tornou o principal provedor da família.
Em 1909, Motilal foi aprovado para atuar no Conselho Privado da Grã-Bretanha, mas suas viagens frequentes à Europa causaram descontentamento entre a comunidade brâmane, à qual pertencia. De acordo com os preceitos do hinduísmo, ele deveria realizar a parayshchit, uma penitência para recuperar sua casta, mas Motilal se recusou.
Ele foi o primeiro presidente do conselho de administração do influente jornal The Leader e, em 1919, fundou o diário The Independent. Sob influência de Mahatma Gandhi, Motilal abandonou roupas ocidentais e bens materiais em 1918, mas, para sustentar a família, precisou retomar a advocacia ocasionalmente.
Em dezembro de 1919, foi eleito presidente do Partido do Congresso durante a sessão em Amritsar, poucos meses após o infame massacre de Jallianwala Bagh. Segundo ele, o evento fez seu “sangue ferver”. No Congresso Especial de Calcutá, em 1920, ele apoiou o movimento de não cooperação e foi preso junto com seu filho, Jawaharlal Nehru, permanecendo encarcerado por seis meses. Em 1923, ajudou a fundar o Partido Swaraj e, em 1928, foi eleito novamente presidente do Partido do Congresso, desta vez em Calcutá.
Motilal participou do movimento de desobediência civil relacionado à Marcha do Sal, em 1930, sendo preso novamente junto com Jawaharlal. Sua saúde se deteriorou, e ele foi libertado antes do tempo. Na última semana de janeiro de 1931, Gandhi e outros membros do Comitê de Trabalho do Congresso também foram libertados, permitindo que Motilal passasse seus últimos dias ao lado do filho.
Motilal Nehru faleceu em 6 de fevereiro de 1931, aos 69 anos, na cidade de Lucknow, atual capital de Uttar Pradesh.
Material produzido por Félix Eduardo Bischoff