Monthly Archives: February 2025
-
- Fevereiro 19, 2025 22
Francisco "Pancho" Villa (José Doroteo Arango Arámbula)
Nascimento: 5 de junho de 1878 – San Juan del Río, Durango, México
Falecimento: 23 de julho de 1923 – Parral, Chihuahua, MéxicoJosé Doroteo Arango Arámbula, mais conhecido como Francisco "Pancho" Villa, foi uma das figuras mais emblemáticas da Revolução Mexicana. Nascido em Durango, trabalhou como camponês até os 16 anos, quando, segundo relatos, matou um fazendeiro que havia atacado sua irmã. Para escapar da justiça, fugiu e teria se alistado no Exército Mexicano.
Em 1910, já como líder revolucionário, apoiou Francisco Madero na luta contra a ditadura de Porfirio Díaz. Sua vitória na Batalha de Ciudad Juárez forçou a fuga de Díaz e marcou a conquista da revolução em 25 de maio de 1911. No entanto, Madero foi deposto pelo general Victoriano Huerta, que desconfiava de Villa e o mandou para a prisão. Villa conseguiu fugir para os Estados Unidos.
Com a deposição e assassinato de Madero em 1913, Villa retornou ao México e uniu forças
-
- Fevereiro 12, 2025 31
Jean-Bédel Bokassa
Nascimento: 22 de fevereiro de 1921 – Bobangui, Ubangui-Chari, África Equatorial Francesa
Falecimento: 3 de novembro de 1996 – Bangui, República Centro-AfricanaJean-Bédel Bokassa nasceu em 1921 na aldeia de Bobangui, no então território da África Equatorial Francesa, hoje República Centro-Africana. Filho de um chefe tribal, alistou-se no exército colonial francês em 1939, aos 18 anos. Serviu com distinção na Segunda Guerra Mundial, lutando ao lado das Forças Francesas Livres, e posteriormente na Primeira Guerra da Indochina, onde alcançou a patente de capitão.
Com a descolonização e a independência de Ubangui-Chari em 1958, o país tornou-se a República Centro-Africana em 13 de agosto de 1960. O primeiro presidente, David Dacko — um primo distante de Bokassa —, nomeou-o chefe das forças armadas.
Na virada de 31 de dezembro de 1965 para 1º de janeiro de 1966, Bokassa liderou um golpe de Estado, conhecido como Golpe de São Silvestre, derrubando Dacko e assumindo o controle
-
- Fevereiro 05, 2025 26
Maria Teresa Valburga Amália Cristina
Nascimento: 13/05/1717, Viena, Áustria
Maria Teresa nasceu no Palácio Imperial de Hofburg, em Viena, como a segunda filha do imperador Carlos VI e de Isabel Cristina de Brunswick-Wolfenbüttel. Seu nascimento ocorreu pouco após a morte de seu irmão, Leopoldo João, o herdeiro ao trono, o que gerou grande decepção para seu pai, pois Carlos VI era o último homem da Casa de Habsburgo e esperava um filho que garantisse a continuidade da dinastia. Essa frustração foi compartilhada por boa parte da população vienense.
Para assegurar a sucessão de sua linhagem, Carlos VI instituiu a Pragmática Sanção de 1713, colocando suas filhas à frente de outros parentes na linha sucessória. Maria Teresa teve ainda duas irmãs: Maria Ana e Maria Amália.
Criada nos grandiosos palácios austríacos, Maria Teresa era uma criança séria e reservada, apreciava o canto e a prática de arco e flecha. Embora impedida pelo pai de cavalgar, aprendeu o básico da equitação. Sua educação