Nikola Tesla

Nikola Tesla

Nascimento: 10 de julho de 1856 em Smiljan, Império Austro-Húngaro (atualmente Croácia).

Nikola Tesla nasceu em Smiljan, na atual Croácia, de origem sérvia. Seu pai era presbítero da Igreja Ortodoxa Sérvia e acredita-se que fosse descendente de um clã da nobreza da Herzegovina. Sua mãe, de origem arumana, era filha de um padre da igreja ortodoxa com raízes sérvias em Kosovo. Tesla foi o quarto de cinco filhos, tendo um irmão e três irmãs.

Ele frequentou a escola em Karlovac, perto de Zagreb, onde completou quatro anos de currículo em apenas três. Em 1875, Tesla estudou engenharia elétrica no Politécnico Austríaco em Graz, onde se interessou pela corrente alternada. Embora a universidade tenha contestado, ele teria obtido graus de bacharelado em Graz. Em dezembro de 1878, Tesla deixou Graz e rompeu todas as relações com sua família e amigos, que pensaram que ele havia se afogado no rio Mura. Ele foi para Maribor, na Eslovênia, onde conseguiu seu primeiro emprego como engenheiro assistente, mas sofreu um esgotamento nervoso durante esse período.

Mais tarde, Tesla foi persuadido a frequentar a Universidade Carolina em Praga, onde estudou durante o verão de 1880 e foi influenciado pelo físico e filósofo austríaco Ernst Mach. No entanto, ele deixou a universidade após a morte de seu pai em 1879. Tesla dedicou-se à leitura de muitas obras, memorizando livros inteiros. Em 1880, ele se mudou para Budapeste para trabalhar em uma companhia de telegrafia e, em 1881, tornou-se eletricista-chefe da companhia, mais tarde engenheiro do primeiro sistema telefônico do país.

Tesla sofria de uma condição peculiar na qual clarões de luz cegavam seus olhos, muitas vezes acompanhados de alucinações e visões detalhadas. Em 1882, ele foi para Paris trabalhar na Continental Edison Company e, em 1884, mudou-se para os EUA para trabalhar com Thomas Edison. No entanto, desentendimentos financeiros e de projetos levaram Tesla a se demitir em 1885. Em 1887, ele fundou a Tesla Electric Company, onde demonstrou suas primeiras correntes alternadas. Nesse ano, conseguiu um contrato com George Westinghouse, que convenceu o governo americano a adotar a corrente alternada como meio mais eficiente de distribuição de energia elétrica.

A partir de 1891, Tesla viajou pelos EUA, apresentando novos ensaios científicos e detalhando as aplicações da corrente alternada. Desenvolveu um extenso conjunto de inventos para a produção e uso da eletricidade. Fluente em vários idiomas, Tesla possivelmente sofria de transtorno obsessivo-compulsivo, tinha muitas manias e fobias incomuns e era obcecado por pombos. Embora sujeito a se alienar, ele recebia referências positivas e admiração quando participava da vida social.

Em 30 de julho de 1891, Tesla naturalizou-se americano e estabeleceu seu laboratório em Nova York, onde desenvolveu sua bobina de Tesla. Tornou-se vegetariano e passou a sofrer de sensibilidade à luz, som e outras influências. Em 1937, foi atropelado e, ao recusar atendimento médico, nunca se soube a extensão das sequelas do acidente aos 81 anos.

Nikola Tesla faleceu em 7 de janeiro de 1943, em Nova York, de trombose coronária, sozinho. Mais de 80 caixas com seus projetos foram imediatamente confiscadas pelo governo americano após sua morte.

Material produzido por Félix Eduardo Bischoff