IRINEU EVANGELISTA DE SOUZA - VISCONDE DE MAUÁ

IRINEU EVANGELISTA DE SOUZA - VISCONDE DE MAUÁ
(28/12/1813 - 21/10/1889)
Nascido em Arroio Grande, Rio Grande do Sul – Brasil

Irineu Evangelista de Souza, conhecido como Visconde de Mauá, é amplamente reconhecido como um dos maiores exemplos de ascensão social por mérito próprio no Brasil, o chamado "self-made man". Nascido em uma pequena estância de gado na então vila de Nossa Senhora da Conceição do Arroio Grande, distrito de Jaguarão e atual município de Arroio Grande, sua vida foi marcada pela superação de adversidades desde a infância.

Órfão de pai aos cinco anos, após o assassinato de seu progenitor por ladrões de gado, Irineu enfrentou uma infância difícil. Aos oito anos, foi entregue aos cuidados de seu tio, Manoel José Carvalho, devido ao segundo casamento de sua mãe, cujo marido não aceitava os filhos do primeiro matrimônio. Aos nove anos, seguiu seu tio para o Rio de Janeiro, onde começou a trabalhar como caixeiro em um armazém, recebendo apenas comida e moradia. Posteriormente, tornou-se empregado de confiança e guarda-livros em outro estabelecimento comercial.

Em 1830, ingressou na empresa de importação do escocês Richard Carruthers, onde aprendeu contabilidade e inglês. Demonstrando talento e determinação, tornou-se gerente da empresa em 1836 e, posteriormente, sócio. Seu sócio, impressionado com suas habilidades, o introduziu à maçonaria, cujos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade moldaram suas ações futuras.

Em 1840, após uma viagem à Inglaterra, Irineu retornou ao Brasil decidido a promover a industrialização no país. Em 1845, fundou uma pequena fundição em Niterói, que logo se transformou em um estaleiro naval, marcando o início da indústria naval brasileira. Apesar de um incêndio destruir o estaleiro em 1857 e o governo, em 1860, favorecer navios estrangeiros com isenções fiscais, ele permaneceu resiliente.

Com o fim do tráfico de escravos em 1850, Irineu diversificou seus investimentos, acumulando uma fortuna significativa aos 40 anos. Entre seus empreendimentos destacam-se a iluminação a gás do Rio de Janeiro, a Companhia de Navegação do Amazonas, a construção da primeira ferrovia brasileira (Rio-Petrópolis), a implantação de bondes puxados por burros no Rio de Janeiro e o assentamento do primeiro cabo submarino de comunicações no Brasil. Ele também exerceu a função de deputado provincial pelo Rio Grande do Sul em diversos períodos.

Apesar de sua visão e empreendimentos pioneiros, Irineu enfrentou sabotagens e mudanças nas leis de importação que prejudicaram gravemente seus negócios, forçando-o a vender grande parte de suas empresas para capitalistas estrangeiros. Após quitar todas as dívidas, dedicou-se à corretagem de café, mesmo com sua saúde debilitada pela diabetes.

O Visconde de Mauá faleceu no dia 21 de outubro de 1889, no Rio de Janeiro, deixando um legado de inovação e empreendedorismo que marcou a história econômica e industrial do Brasil.

Material produzido por Félix Eduardo Bischoff