Cruz de Mérito de Guerra Alemã 1939 - 2a Guerra/Suástica
Central Numismática comunica: Esse item não promove nem glorifica violência ou intolerância racial. Está à venda apenas para fins de preservação da memória histórica. A Central Numismática não faz apologia a quaisquer movimentos políticos ou ideológicos e repudia qualquer ideologia de cunho racista.
Cruz de Mérito de Guerra
Quando Adolf Hitler criou a Cruz de Mérito de Guerra (Kriegsverdienstkreuz - KVK), em outubro de 1939, ele buscava atingir dois objetivos:
1) ter em mãos uma condecoração que permitisse ao III Reich reconhecer a colaboração da população civil para o esforço de guerra alemão; e
2) possuir alguma forma de premiar soldados por méritos que, embora não fossem suficientes para lhes garantir a Cruz de Ferro devessem ser reconhecidos pelas Forças Armadas.
Inicialmente, a Cruz de Mérito de Guerra consistia, apenas, das versões de 2a Classe e 1a Classe, com Espadas (Kriegsverdienstkreuz mit Schwerten) ou sem Espadas (Kriegsverdienstkreuz ohne Shcwer tern).
As condecorações que eram dotadas de Espadas eram destinadas necessariamente ao pessoal militar e denotava algum serviço desta natureza, seja no planejamento de operações ou por bravura em circunstâncias adversas. Por conseguinte, uma condecoração sem Espadas significava um serviço de natureza não-militar, mas que poderia ser exercido tanto por militares como por civis (motoristas, médicos, cozinheiros).
Cruz de Mérito de Guerra - 2ª classe
As Cruzes de 2ª Classe (Kriegsverdienstkreuz 2. Klasse - conhecidas como KVK2) tinham a forma de uma Cruz Maltesa de coloração bronze, tendo em seu centro, à frente, uma suástica "móvel" cercada por uma coroa de ramos de carvalho e, em seu reverso, a mesma coroa ficava em torno do ano de instituição, "1939".
Feitas inicialmente de tobak (uma liga de metal), ao final da guerra passaram a ser confeccionadas de zinco cru, o que as levou a perder sua cor original.
Medem 48mm de diâmetro e são suspensas por uma fita nas cores vermelho-branco-preto-branco-vermelho - o contrário das cores da Cruz de Ferro.
A utilização consistia em passar a fita pelo segundo botão da túnica ou era indicada por uma pequena barra no peito do uniforme, ao lado esquerdo.